quinta-feira, 3 de março de 2011

Biblioteca Santa Júlia Billiart

História na Biblioteca Santa Júlia
Os alunos da 2ª série foram até a biblioteca, onde a Jaqueline leu uma história para todos e entregou as lembrancinhas para os associados.







OFICINAS DE MÚSICA

OFICINAS DE MÚSICA
A Professora Elenara iniciou nessa semana as OFICINAS DE MÚSICA com os alunos da 1ª à 4ª série. Atividade esta muito bem preparada e coordenada pela professora.





EXPLORANDO O JARDIM

EXPLORANDO O JARDIM
A Professora Veridiana com seus alunos da turma 131 explorou o jardim da nossa escola, para observação de pequenos seres vivos e plantas.
O jardim é bem cuidado pela Ir. Lenira.
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Com as aulas propostas o aluno poderá ampliar o vocabulário; conhecer os tipos de plantas de jardim; descobrir as diferentes formas de se estruturar um jardim; perceber a importância de um jardim para a vida urbana; descobrir quais animais vivem em jardim; observar os animais que habitam um jardim; pesquisar sobre a contribuição dos animais para a vida do jardim; desvendar os cuidados necessários que se deve ter com um jardim; construir um jardim na escola; bem como entrevistar um jardineiro. 




Treinos esportivos

atividade extracurricular
TREINOS ESPORTIVOS PARA ALUNOS DE 5ª À 8ª SÉRIE
A educação física baseia-se no corpo e no movimento. E através do ordenamento das atividades previamente planejadas, o professor busca realizar objetivos educacionais mais amplos. O conhecimento das modalidades esportivas e do mundo do fitness, a adaptação das aulas às necessidades e possibilidades individuais conforme a faixa etária do aluno, tudo isso são ferramentas do professor para tornar a educação física uma disciplina mais atraente para crianças e jovens.
Se nas séries iniciais a prática de jogos, danças, ginástica, e esportes contribui para o desenvolvimento saudável e integral da criança, favorecendo sua inserção no meio social, para os adolescentes, além dos benefícios acima, as atividades catalizam emoções e facilitam habilidades motoras mais elaboradas, favorecendo o crescimento biológico. Em nossa sociedade afetada pelas drogas e violência, o contato com esportes torna-se especialmente motivador, ajudando a prevenir comportamentos socialmente inaceitáveis, problemas de saúde e dando novas oportunidades e metas para nossa juventude.




Oficina de Flauta

Breve história da flauta
A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de bambus perfurados.

As flautas são encontradas em vários tipos e formatos, sendo, as mais comuns, a doce e a transversa; possuindo, cada um desses tipos, uma grande variedade de modelos, que se distinguem pelo tamanho, afinação e pelo material do qual são feitos.

A flauta doce é usualmente produzida em madeira ou matéria plástica, já a transversa, em madeira ou metal; existindo, também, aquelas que são produzidas em prata, ouro ou mesmo cristal.

A flauta doce tem suas notas afinadas através de um sistema de perfuração, ao longo do seu corpo. A transversa, também se apresentava da mesma forma, até que no século IXX, o flautista Böehm desenvolveu, para ela, um interessante mecanismo de chaves, que muito contribuiu para o desenvolvimento de uma maior agilidade na execução e, conseqüentemente, para uma ainda maior popularização do instrumento.

A flauta doce, por sua inicial acessibilidade, é muito usada na musicalização infantil.

As flautas são, portanto, há muito, usadas em conjuntos de câmara, orquestras, bandas; tanto na música erudita, quanto na popular. No Brasil, podemos dizer que a flauta encontrou terreno propício, notadamente, desde o século IXX, na polca, na modinha, no choro e na valsa; através de músicos como Patápio Silva, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, entre outros.

A Irmã Nilsa Hartmann é a professora que assumiu o ensino dessa modalidade de música.
As alunas Andressa e Carolina são as duas alunas que já começaram a aparticipar das aulas.





quarta-feira, 2 de março de 2011

HORÁRIOS DO FELIPE RICKES
      Atividades esportivas extracurriculares

Terça-feira
manha

·         Escolinha de Futebol- meninos - PRÉ

9h 20min as 10h




Quarta-feira
tarde
·         Treinos – FUTEBOL E VÔLEI -    meninos de 5ª á 8ª série.

·         Treinos - VOLEIBOL E HANDEBOL    - meninas de 5ª à 8ª série.

13h 10 min às 14h 10 min

14h 10 min  às 15h

Quinta-feira
manha
  • Escolinha de Futebol – 3ª e 4ª séries

  • Escolinha de Futebol – 1ªs e 2ª séries

  •  Escolinha de   Voleibol e Handebol  meninas de 1ª à 4ªs.

8h30 min às 09 h10 min





09h10minàs 10h




10h 20 min às 11h

Aula de Ciencias na área azul

A Professora Rossana Abreu levou seus alunos da 5ª série, para a Área Azul, onde teve a  aula de Ciências para tratar do assunto CÉLULAS.



terça-feira, 1 de março de 2011

Iniciaram as atividades extracurriculares

Escola de Dança com as alunas da Ed. Infantil NIII a 4ª série
Professora Marinês Vargas
Dia: terças-feiras- 9h às 10h
Local: São de Atos


 



Escolinha de Futebol
Alunos da 3ª e 4ª série
Professor Felipe Rickes
Dia: Terça-feira
Horário: 9h 10 às 10h 
Alunos da 3ª e 4ª série

Escolinha de Futebol
Alunos da Ed.Infantil, 1ªs e 2ª séries