quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Utilidade dos chapéus

    Os chapéus tem um espaço importante na sociedade. Para explicar a importância e a utilidade dos chapéus , os alunos do Nível I, realizaram várias atividades nesse sentido trazendo de casa vários chapéus com utilidades diferentes: para proteger do sol e frio, os que são usados por motivos religiosos, os da moda, os que distinguem uma determinada profissão, os que servem para proteger de acidentes , etc. Realizaram desfile de chapéus, baile do chapéu e como não poderia faltar a "Hora do Conto" com a história Chapéu sem cabeça.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conhecendo a história de São Lourenço do Sul


A 3ª série da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar realizou um passeio de estudos para conhecer e valorizar a história de São Lourenço do Sul, tendo como base os conteúdos curriculares das disciplinas de Geografia e História do município.
 O passeio de estudos na zona rural do município foi realizado dentro do projeto “Conhecendo São Lourenço do Sul”, com o objetivo de proporcionar uma maior valorização e resgate da origem de nossa cidade.
Durante o passeio, os alunos, acompanhados pela professora Veridiana da Rosa Timm, tiveram a oportunidade de vislumbrar a zona rural lourenciana, reconhecendo os lugares onde se deu a origem do município. Visitaram os distritos de Boqueirão, Boa Vista e Harmonia, onde observaram o relevo e a vegetação dos mesmos. Estiveram na Igreja Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, local onde foi a primeira sede municipal e casa do fundador de nossa colônia, chamado Jacob Rheingantz.
O passeio proporcionou conhecimento, aventura, aprendizagens e contato com os animais e a natureza, trazendo momentos ricos e gratificantes. Também, foram trocadas experiências com alunos de uma escola municipal da zona rural. Ao retornarem ao ambiente escolar, os estudantes realizaram muitas atividades em sala de aula sobre tudo o que foi vivenciado no passeio. A teoria juntou-se com a vivência proporcionando a aprendizagem.  Esta junção fez os alunos fixarem os conteúdos do projeto e vivenciarem experiências práticas de conhecimento