sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ver o mundo e se ver...Conhecer o mundo e se conhecer.

Com o objetivo de possibilitar às crianças vivências e reflexões sobre as relações do ser humano com a sociedade e com a natureza, os alunos da Ed. Infantil do Nível III, da turma 104, estão confeccionando uma maquete para identificar as características de cada lugar: cidade, praia e floresta, assim como o modo de vida de cada um dos personagens que aparecem na apostila.




RETORNO DA IR.LENIRA

Recebemos com alegria a Ir.Lenira que retornou de sua viagem pela Europa, onde conheceu os lugares de origem da Congregação Notre Dame.
Irmã Lenira foi saudada com grande acolhida e saudade pelos alunos, professores, funcionários e irmãs!



quinta-feira, 2 de junho de 2011



Dando continuidade às atividades que visam um desempenho de qualidade na expressão oral, escrita e na leitura, está sendo desenvolvido o "MOMENTO CULTURAL", na turma 132, onde os alunos escolhem um tema de seu interesse e explanam para a turma, através de gravuras e ilustrações.
Os alunos da turma 131 trabalhando Matemática de forma lúdica. Os conteúdos desenvolvidos foram: sólidos geométricos, horas e dinheiro.







Estudando os vegetais

Os alunos da T131 realizaram atividades práticas na aula de Ciencias.Durante a aula a turma explorou e identificou diferentes partes dos vegetais que integram nossa alimentação.
Por meio de observação, descrição e análise os alunos entraram em contatto com a diversidade vehgetal.
Primeiramente os alunos prepararam uma deliciosa salada de frutas. Logo depois exploramos verduras e legumes.
A sala de frutas estava muito saborosa.









HISTÓRIA DE SÃO LOURENÇO

A turma 132 realizou observações de fotos antigas de nosso município onde os alunos puderam comparar, através de um passeio realizado pela área central da cidade, os locais observados, traçando um paralelo do ontem com o hoje e vivenciando que muitas construções antigas estão preservadas.





CALENDÁRIO DE JUNHO

Atenção ao calendário de Junho!

04/06 – REPONTE DA CANÇÃO
06/06 - P RS - Lar dos Idosos Santo Antonio

08/06 -  Gincana do Meio Ambiente
12/06 -  Festa de Pentecostes
15-22/06 - Semana Notre Dame
15-16/06 -Treinamento Tesoureiras – início - 8h
16/06 - Retomada de conteúdos – aula até 10h. 5ª feira
16-17/06 - Equipe Escolas – início 12h e término 17h -  Silvia, Marilanda, Ir.Lilia
18/06 - Encontro Regional em Canoas
18/06 - Aula de terça-feira - TM – até 10h – TT – 10h às 11h 50min.
            Reunião da Ed. Infantil – 8h
20/06 – Reunião com Raquel - SER - 17h 30 min
22/06 - Dia do Educador Notre Dame
23 e 24 – Feriadão - Corpus Christi 



Observações:  
  • A Festa Junina foi transferida para o dia 03 de julho.
  • A missa dos 75 anos para dia 13 de outubro.

quarta-feira, 1 de junho de 2011



 Os vegetais na alimentação foi o tema da aula da Turma 132.
 E, para enriquecer os conhecimentos a mãe do aluno Gabriel, a nutricionista Cristiane Strelow André foi convidada a palestrar sobre esse importante tema. A palestra foi muito rica onde os alunos aprenderam sobre a pirâmide dos alimentos e também puderam tirar dúvidas.

 Após, os alunos fizeram saborosa salada de frutas com: banana, laranja, bergamota, kiwi, maça, uvas, mamão, manga e pêra.
Para finalizar a turma fez individualmente um relatório sobre essa aula prática e saborosa.














terça-feira, 31 de maio de 2011



 A Escola Nossa Senhora Estrela do Mar recebeu uma honrosa homenagem pela passagem dos seus 75 anos, na Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço. A proposição foi encaminhada pelo Vereador Sr.  Rudinei Härter, Vereador da Bancada do PDT, com o seguinte pedido a Presidente da Câmara, Sra. Márcia Elisa Lucas Ferreira, a qual aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 21 de março de 2011.
“O vereador que esta subscreve, requer que, após ouvido o plenário, seja marcada uma sessão solene para homenagear a Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, que completou 75 anos de grandiosa dedicação as atividades educacionais em nosso município, no dia 16 de março do corrente mês e que na oportunidade a direção da escola se faça presente para que a mesma realize uma explanação sobre o educandário. Rudinei Härter”.
Então, no dia 30 de maio compareceram na Câmara Municipal , a Direção, Coordenação, Irmãs, Professores, alunos e pais para a homenagem a escola. Inicialmente a Sra. Presidente fez a abertura da sessão solene e após convidou o Sr. Rudinei Härter para conduzir a Ir.Lilia Maria Aires até a mesa, juntamente com sua vice-diretora, Professora Silvia Eleonora Prates Soares. Composta a mesa a presidente da Câmara leu o oficio com a proposição do Sr. Rudinei para homenagear a escola. Logo após a Ir. Lilia fez o seu pronunciamento, ressaltando aspectos da história e fundação da escola e sua trajetória ao longo dos 75 anos de existência e serviços educacionais na comunidade lourenciana. A seguir o pronunciamento da Diretora Ir.Lilia Maria Aires.
Excelentíssima Senhora
Presidente da Câmara Municipal
Marcia Elisa Lucas Ferreira
Senhores Vereadores
Estimadas irmãs, professoras e alunos presentes

                             O Poder Público do município de São Lourenço do Sul, através da sua Câmara de Vereadores celebra conosco hoje, a passagem dos 75 anos da nossa querida escola Nossa Sra. Estrela do Mar. Sentimo-nos honradas pela distinção.
                         É uma longa caminhada mesclada ao longo do tempo, com a história de nosso município, que muito nos orgulha, pois são muitos os filhos dessa terra que receberam suas 1ªs lições nesse educandário. Hoje muitos retornam a escola trazendo filhos, netos e até bisnetos, outros ainda vem rever a casa que um dia os acolheu e da qual guardam lembranças que jamais esquecerão, pois a 1ª escola, as 1ªs professoras, os 1ºs amigos, enfim conquistados ali, são laços gravados que passam a fazer parte da história de cada um e com certeza são eternos.
                       Voltando um pouco no tempo vamos lembrar figuras ímpares numa época em que São Lourenço não tinha água encanada, luz elétrica, poucas ruas calçadas e uma organização social e política singular, diferente de hoje.
                    O então Pároco José Herbst, homem de mente brilhante incansável batalhador, pela educação, e sempre atento aos anseios de seus paroquianos percebeu logo que, famílias lourencianas, desejavam muito que se criassem aqui, uma escola católica, voltada à educação, à catequese e internato para meninas.
                      Pe. José, não poupou esforços, para tornar esse sonho realidade, tinha ele a certeza de que esta iniciativa iria contribuir muito para a construção do maior patrimônio de um povo- o conhecimento adquirido, e o saber, para articular idéias e estabelecer metas com determinação, seriedade e comprometimento. Pe. José logo contatou com a Ir. Maria Irmengarda, superiora provincial da Rede ND, na época. A resposta veio logo e a 3 de março de 1936, as três pioneiras movidas pela alegria de uma nova fundação, chegam em S. Lourenço:  Irmã Maria Guda (diretora), Irmã Maria Bilhildes e Irmã Maria Olga.
                       Todo inicio, todo começo é sempre uma incerteza, uma insegurança. Não foi diferente para as três fundadoras, que tiveram que enfrentar enormes dificuldades geradas pelas mais diversas situações: diferença de costumes, língua materna, moradia, falta de água, material didático e tantos outros.
                      Enfrentadas as dificuldades iniciais, nasceu então no da 16 de março de 1936, o “Estrela do Mar”, como Escola Paroquial, numa pequena casa alugada e, por gentileza o Sr. Prefeito Municipal Coronel Alfredo Born, comprometeu-se em pagar o aluguel da casa, por dois anos. Pouco a pouco as Irmãs recém-chegadas venciam os obstáculos e recebiam o auxílio e os calorosos cumprimentos do povo lourenciano.   Na acolhida e na hospitalidade, destacou-se o Sr. Hammes, que generosamente ofereceu às Irmãs o seu auxílio e tornou-se de fato, o conselheiro e benfeitor das pioneiras.
                         A Escola Estrela do Mar pertence a Congregação Notre Dame, que tem em Santa Júlia, sua Mãe espiritual, com sua máxima “Formem bons cristãos, pessoas úteis à sociedade, capazes de perseverar no bem...” e na sua pedagogia sintetizada na expressão: “A criança deve ser orientada a ter : - a cabeça esclarecida; o coração enobrecido . E a vontade orientada para o bem”.  Sua missão é a educação, sempre buscando a excelência, referendada por seu carisma que vê no processo educacional o compromisso de formar o ser humano integral, onde o conhecimento acadêmico, universal...deve estar aliado a formação  de valores, que encaminham para ações éticas, solidarias, responsáveis e justas.
                       Nossos professores, aqui representados, são parte importantíssima nesse processo de formação de nossas crianças e jovens.
                         São eles que no dia a dia, na sala de aula lá estão no seu oficio desafiador de um mundo complexo, que vive um momento singular de liquidez de valores, relativização de verdades e compromissos; onde, a todo momento, assistimos o ‘simbólico’ sendo substituído pelo diabólico, levando a sociedade a experimentar situações amargas de desumanização; lá estão os professores tentando sempre o melhor para a formação de seus alunos.
                        Eu acredito, que é de domínio público, que onde existe educação de verdade, existe também mais saúde, mais segurança, mais progresso, mais crescimento econômico, pois é ela, a educação, a essência do crescimento de um povo. Talvez assim, não teríamos a necessidade de tanto assistencialismo, gerando pessoas improdutivas, sem Atitude, para enfrentar os dias de hoje.
                   Podemos dizer que estar 75 anos em São Lourenço do Sul, é motivo de orgulho para nós e para toda a nossa congregação. As Irmãs atuam em 18 países: Alemanha, Itália, Países Baixos, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia, Coréia, Papua Nova Guiné, Tanzânia, Moçambique, Uganda, Quênia, China, Filipinas, Vietnã do Sul e Nicarágua. É uma congregação com mais de 150 anos, presente nos 5 continentes. O mundo é o espaço abençoado, onde as Irmãs de Notre Dame procuram lugar e oportunidades para a expansão do seu apostolado e da sua missão.
                  A presença do “Estrela do Mar”, o colégio das Irmãs, denominação carinhosa dada pelo povo daqui, tem sido um testemunho de fé, amor e esperança, semeados ao longo dos 75 anos de sua existência.
              Um agradecimento especial a Sra. Marcia Elisa Lucas Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, ao Sr. Rudinei Härter, que apresentou a proposição de lembrar e homenagear a escola, algo inédito na história da ENSEM, sendo esta aprovada por unanimidade pelos senhores vereadores. Nosso agradecimento sincero ao Sr.Rudinei.
            Sentimo-nos honradas e agradecidas pela oportunidade e homenagem recebida, nesta Casa Legislativa.
Muito obrigada!
Após este pronunciamento, a presidente deixou a palavra a disposição dos demais vereadores. Todos os vereadores que estavam na bancada falaram exaltando os valores da escola, a disciplina, a qualidade de ensino, a presença das irmãs, o respeito que os alunos sentem pelas irmãs e corpo docente, e também da importância da escola na história do município. Após as considerações finais, a presidente da câmara chamou os vereadores e foi entregue a Direção flores e um quadro com a homenagem e reconhecimento dos vereadores pelos 75 anos da ENSEM.
Foi um momento singular e inédito na história dos 75 anos da escola.








 Entrega de flores e um quadro com a homenagem
 dos srs. vereadores
 Ir.Lilia e Silvia Eleonora( Diretora e Vice-diretora)
 Professoras que marcaram presença neste 
ato de honrosa homenagem!