sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PASSEIO DE ESTUDOS NA COLONIA

As Turmas de 3ª série acompanhadas pelas Professoras Veridiana e Cláudia e pela guia Regina Simões, realizaram uma excursão pela colônia do município, onde observaram as diferenças entre a zona rural e urbana, a vegetação, o relevo e aspectos históricos onde visitaram a 1ª capela erguida no município a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, a casa onde morou o fundador da colônia, o túmulo de Jacob Rheingantz, os monumentos em homenagem ao colono. O almoço foi no Restaurante FRISCHTCK HAUS da Professora Inês Klumb, na Coxilha do Barão.

Visitaram também a classe multisseriada da Escola Jacob Rheingantz, onde estudam juntos alunos do 1º ao 5º ano e onde desenvolvem o projeto Farmácia Viva.

Foi um dia interativo de muitas experiências inesquecíveis.









LEITURA É TUDO!

                        Uma vez por semana, durante 20 min, é realizada a “PARADA DA LEITURA”, momento este em que os educandos da T.132 têm a oportunidade de realizar leitura, com livros trazidos de casa ou da biblioteca Santa Júlia.

                     O gosto pela leitura é tanto que o tempo da parada da leitura será logo ampliado para mais tempo.





30 de setembro- Dia da Bíblia


O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C. Os primeiros a usarem a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos de Cristo, no século II d.C.
Segundo a crença católica, a Bíblia ou Sagradas Escrituras, contém toda a revelação divina. Trata-se de uma coleção de Livros Sagrados que contém relatos desde a criação do universo (Gênese), até o que virá no Final dos Tempos.
Diz-se que as Sagradas Escrituras trazem ensinamentos divinos aos fiéis, e que por meio delas, Deus se comunicava e se comunica até os dias de hoje com os homens para se revelar, ensinar, guiar, repreender, exortar, instruir, encorajar.
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.
Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado manual, que dispensava as cópias manuscritas. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). Celebra-se a 30 de setembro o Dia da Bíblia. A data foi escolhida por ser festa litúrgica de São Jerônimo, o Padroeiro dos biblistas. Jerônimo, cujo nome exato é Eusebius Sophronius Hieronymus, nasceu em Strídon, possivelmente no ano de 347 e faleceu em Belém, a 30 de setembro de 419 ou 420. Sua maior obra foi fazer a primeira tradução da Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim, tradução esta conhecida como ‘vulgata’ que serve para a Bíblia Católica e para a Protestante.
A BIBLIOTECÁRIA JAQUELINE VICENTE PROPORCIONOU AOS ALUNOS DE  1ª A 4ª SÉRIE UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A BÍBLIA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS CONTADAS COM LIVROS DE BELÍSSIMAS ILUSTRAÇÕES, DESPERTANDO NAS CRIANÇAS O INTERESSE EM CONHECER MAIS A BÍBLIA. AO FINAL DA ATIVIDADE CADA ALUNO RECEBEU UM MARCA PÁGINA COM UM VERSÍCULO BÍBLICO.






quarta-feira, 28 de setembro de 2011




Música na Educação Infantil!


Ritmo é vida e está particularmente ligado à necessidade do mundo moderno.
Cada indivíduo, ou ser vivo, possui um ritmo próprio.
 A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.  Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais ( ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
            Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “ A criança está aberta para receber” , diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
            Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é  real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.

            Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma  revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
            Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.















Aprendendo e desenvolvendo-se brincando!

Trabalhar com educação infantil requer muita habilidade e criatividade dos professores, pois manter um grupo de crianças pequenas envolvidas nas atividades não é nada fácil.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil traz em seu conteúdo, prioritariamente, que a educação aconteça de forma a promover experiências concretas, e que estas partam da relação do sujeito com o mundo que o cerca, percebendo-se como integrante desse espaço, ampliando suas destrezas e dominando suas relações com esse meio.


Professoras criativas conseguem levar para a sala de aula um material reciclado, perfeitamente adequado para o desenvolvimento dessas atividades, levando os alunos a vencerem os obstáculos e se tornarem aptos no que diz respeito à sua capacidade motora.

Uma caixa de papelão com o fundo aberto pode tornar-se um túnel por onde as crianças poderão passar por dentro, engatinhando ou agachado, arrastando, tentando não encostar-se a suas paredes. Pneus velhos podem servir para que andem, dando um passo dentro de cada um, trabalhando assim o equilíbrio.

 As cadeirinhas da sala podem ficar deitadas, para que as crianças façam saltos sobre as mesmas. É bom que o professor coloque colchonetes no chão, para que a criança não corra risco de se machucar. As próprias cadeirinhas, em pé, podem formar obstáculos para as crianças passarem caminhando em zigue-zague.

Uma bola pode ser arremessada dentro de dois pneus sobrepostos, como se fossem uma cesta de basquete, e assim, sucessivamente. Dessa forma os alunos podem descobrir diferentes formas para se deslocarem no espaço.

O importante é que o professor explique antes como funcionará o percurso, para que o grupo o siga corretamente.

As crianças adoram essas atividades, que proporcionam muito prazer e ao mesmo tempo auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora ampla e do esquema corporal, além de estimular a socialização, a oralidade e o envolvimento integral do grupo.

Assim, trabalham nossa queridas professoras da Educação Infantil!