terça-feira, 31 de maio de 2011



 A Escola Nossa Senhora Estrela do Mar recebeu uma honrosa homenagem pela passagem dos seus 75 anos, na Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço. A proposição foi encaminhada pelo Vereador Sr.  Rudinei Härter, Vereador da Bancada do PDT, com o seguinte pedido a Presidente da Câmara, Sra. Márcia Elisa Lucas Ferreira, a qual aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 21 de março de 2011.
“O vereador que esta subscreve, requer que, após ouvido o plenário, seja marcada uma sessão solene para homenagear a Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, que completou 75 anos de grandiosa dedicação as atividades educacionais em nosso município, no dia 16 de março do corrente mês e que na oportunidade a direção da escola se faça presente para que a mesma realize uma explanação sobre o educandário. Rudinei Härter”.
Então, no dia 30 de maio compareceram na Câmara Municipal , a Direção, Coordenação, Irmãs, Professores, alunos e pais para a homenagem a escola. Inicialmente a Sra. Presidente fez a abertura da sessão solene e após convidou o Sr. Rudinei Härter para conduzir a Ir.Lilia Maria Aires até a mesa, juntamente com sua vice-diretora, Professora Silvia Eleonora Prates Soares. Composta a mesa a presidente da Câmara leu o oficio com a proposição do Sr. Rudinei para homenagear a escola. Logo após a Ir. Lilia fez o seu pronunciamento, ressaltando aspectos da história e fundação da escola e sua trajetória ao longo dos 75 anos de existência e serviços educacionais na comunidade lourenciana. A seguir o pronunciamento da Diretora Ir.Lilia Maria Aires.
Excelentíssima Senhora
Presidente da Câmara Municipal
Marcia Elisa Lucas Ferreira
Senhores Vereadores
Estimadas irmãs, professoras e alunos presentes

                             O Poder Público do município de São Lourenço do Sul, através da sua Câmara de Vereadores celebra conosco hoje, a passagem dos 75 anos da nossa querida escola Nossa Sra. Estrela do Mar. Sentimo-nos honradas pela distinção.
                         É uma longa caminhada mesclada ao longo do tempo, com a história de nosso município, que muito nos orgulha, pois são muitos os filhos dessa terra que receberam suas 1ªs lições nesse educandário. Hoje muitos retornam a escola trazendo filhos, netos e até bisnetos, outros ainda vem rever a casa que um dia os acolheu e da qual guardam lembranças que jamais esquecerão, pois a 1ª escola, as 1ªs professoras, os 1ºs amigos, enfim conquistados ali, são laços gravados que passam a fazer parte da história de cada um e com certeza são eternos.
                       Voltando um pouco no tempo vamos lembrar figuras ímpares numa época em que São Lourenço não tinha água encanada, luz elétrica, poucas ruas calçadas e uma organização social e política singular, diferente de hoje.
                    O então Pároco José Herbst, homem de mente brilhante incansável batalhador, pela educação, e sempre atento aos anseios de seus paroquianos percebeu logo que, famílias lourencianas, desejavam muito que se criassem aqui, uma escola católica, voltada à educação, à catequese e internato para meninas.
                      Pe. José, não poupou esforços, para tornar esse sonho realidade, tinha ele a certeza de que esta iniciativa iria contribuir muito para a construção do maior patrimônio de um povo- o conhecimento adquirido, e o saber, para articular idéias e estabelecer metas com determinação, seriedade e comprometimento. Pe. José logo contatou com a Ir. Maria Irmengarda, superiora provincial da Rede ND, na época. A resposta veio logo e a 3 de março de 1936, as três pioneiras movidas pela alegria de uma nova fundação, chegam em S. Lourenço:  Irmã Maria Guda (diretora), Irmã Maria Bilhildes e Irmã Maria Olga.
                       Todo inicio, todo começo é sempre uma incerteza, uma insegurança. Não foi diferente para as três fundadoras, que tiveram que enfrentar enormes dificuldades geradas pelas mais diversas situações: diferença de costumes, língua materna, moradia, falta de água, material didático e tantos outros.
                      Enfrentadas as dificuldades iniciais, nasceu então no da 16 de março de 1936, o “Estrela do Mar”, como Escola Paroquial, numa pequena casa alugada e, por gentileza o Sr. Prefeito Municipal Coronel Alfredo Born, comprometeu-se em pagar o aluguel da casa, por dois anos. Pouco a pouco as Irmãs recém-chegadas venciam os obstáculos e recebiam o auxílio e os calorosos cumprimentos do povo lourenciano.   Na acolhida e na hospitalidade, destacou-se o Sr. Hammes, que generosamente ofereceu às Irmãs o seu auxílio e tornou-se de fato, o conselheiro e benfeitor das pioneiras.
                         A Escola Estrela do Mar pertence a Congregação Notre Dame, que tem em Santa Júlia, sua Mãe espiritual, com sua máxima “Formem bons cristãos, pessoas úteis à sociedade, capazes de perseverar no bem...” e na sua pedagogia sintetizada na expressão: “A criança deve ser orientada a ter : - a cabeça esclarecida; o coração enobrecido . E a vontade orientada para o bem”.  Sua missão é a educação, sempre buscando a excelência, referendada por seu carisma que vê no processo educacional o compromisso de formar o ser humano integral, onde o conhecimento acadêmico, universal...deve estar aliado a formação  de valores, que encaminham para ações éticas, solidarias, responsáveis e justas.
                       Nossos professores, aqui representados, são parte importantíssima nesse processo de formação de nossas crianças e jovens.
                         São eles que no dia a dia, na sala de aula lá estão no seu oficio desafiador de um mundo complexo, que vive um momento singular de liquidez de valores, relativização de verdades e compromissos; onde, a todo momento, assistimos o ‘simbólico’ sendo substituído pelo diabólico, levando a sociedade a experimentar situações amargas de desumanização; lá estão os professores tentando sempre o melhor para a formação de seus alunos.
                        Eu acredito, que é de domínio público, que onde existe educação de verdade, existe também mais saúde, mais segurança, mais progresso, mais crescimento econômico, pois é ela, a educação, a essência do crescimento de um povo. Talvez assim, não teríamos a necessidade de tanto assistencialismo, gerando pessoas improdutivas, sem Atitude, para enfrentar os dias de hoje.
                   Podemos dizer que estar 75 anos em São Lourenço do Sul, é motivo de orgulho para nós e para toda a nossa congregação. As Irmãs atuam em 18 países: Alemanha, Itália, Países Baixos, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia, Coréia, Papua Nova Guiné, Tanzânia, Moçambique, Uganda, Quênia, China, Filipinas, Vietnã do Sul e Nicarágua. É uma congregação com mais de 150 anos, presente nos 5 continentes. O mundo é o espaço abençoado, onde as Irmãs de Notre Dame procuram lugar e oportunidades para a expansão do seu apostolado e da sua missão.
                  A presença do “Estrela do Mar”, o colégio das Irmãs, denominação carinhosa dada pelo povo daqui, tem sido um testemunho de fé, amor e esperança, semeados ao longo dos 75 anos de sua existência.
              Um agradecimento especial a Sra. Marcia Elisa Lucas Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, ao Sr. Rudinei Härter, que apresentou a proposição de lembrar e homenagear a escola, algo inédito na história da ENSEM, sendo esta aprovada por unanimidade pelos senhores vereadores. Nosso agradecimento sincero ao Sr.Rudinei.
            Sentimo-nos honradas e agradecidas pela oportunidade e homenagem recebida, nesta Casa Legislativa.
Muito obrigada!
Após este pronunciamento, a presidente deixou a palavra a disposição dos demais vereadores. Todos os vereadores que estavam na bancada falaram exaltando os valores da escola, a disciplina, a qualidade de ensino, a presença das irmãs, o respeito que os alunos sentem pelas irmãs e corpo docente, e também da importância da escola na história do município. Após as considerações finais, a presidente da câmara chamou os vereadores e foi entregue a Direção flores e um quadro com a homenagem e reconhecimento dos vereadores pelos 75 anos da ENSEM.
Foi um momento singular e inédito na história dos 75 anos da escola.








 Entrega de flores e um quadro com a homenagem
 dos srs. vereadores
 Ir.Lilia e Silvia Eleonora( Diretora e Vice-diretora)
 Professoras que marcaram presença neste 
ato de honrosa homenagem!