domingo, 20 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA EM CANOAS- RS

Jornada Pedagógica Notre Dame
Nos dias 16 e 17 de fevereiro aconteceu a 3ª Jornada Pedagógica da Rede Notre Dame. Aproximadamente  300 professores reuniram-se na Mantenedora, em Canoas-RS.

Na manhã do dia 16, o evento iniciou com a recepção da Coordenadora Pedagógica da rede ND, Irmã Adelia Dannus, que transmitiu uma saudação especial aos professores brasileiros, enviada pela nova Superiora Geral, Irmã Mary Kristin.

Em seguida, a Irmã Provincial, Renete Maria Cocco, falou a todos os participantes desejando que esse tempo de convivência, de partilha e de reflexão da educação ND nos motive e abra caminhos para a missão educativa. Destacou o posicionamento das Irmãs de Nossa Senhora: Como Irmãs de NOSSA Senhora, proclamamos a bondade de Deus e seu amor providente unidas em:
Um coração
Uma esperança
Uma missão comprometidas com a transformação global.

Iniciando a programação das atividades da parte da manhã, no dia 17, a manhã da Jornada Pedagógica esteve recheada de atividades. Após a reflexão da Escola Maria Rainha, o professor Laércio falou ao grupo sobre a Campanha da Fraternidade de 2011. Na sequencia, Dr. Ênio explanou sobre a medicina do trabalho e Dr. Oscar apresentou os Cenários Contemporâneos em Educação.

A água, as pedras, a terra e os frutos, trazidos ao palco foram os elementos que ajudaram a simbolizar a reflexão do segundo dia da Jornada Pedagógica da Rede Notre Dame. Com a parábola do semeador, a diretora da Escola Maria Rainha, Irmã Elaine Jardim de Paulo, junto aos seus professores, comparou o plantio da semente à prática da educação. Cantos, orações e encenações estiveram presentes neste momento de oração.
Professor do Colégio Maria Auxiliadora, Laércio Lancellotti falou com os educadores sobre a Campanha da Fraternidade. O professor Laércio apresentou os elementos históricos da campanha e trabalhou de forma mais incisiva na CF2011. Chamou todos os professores, independente da disciplina que lecionam, a serem conhecedores e propagadores da proposta, principalmente nas práticas diárias.

A saúde do individuo e as atitudes saudáveis foram contagiantes ao grupo. Sustentando essa idéia, Dr. Ênio Aguzzi trabalhou com o grupo a Rede sobre os aspectos da medicina do trabalho. Ensinou na prática elementos como respiração, uma medicina mais naturalista e ginástica para aliviar tensões e dores causadas por esforços repetitivos. Dr. Ênio foi muito elogiado pelo grupo.

Após o intervalo, Dr. Oscar Kronmeyer falou aos participantes sobre a escola e como ela se insere sendo elemento sustentável no mercado globalizado. Sustenta em sua palestra que os resultados econômicos, políticos e sociais são reflexos da Educação. As escolas particulares possuem bons resultados se consideramos separadamente os resultados em confronto com a pública, mas reconhece que o Estado vai investir e precisamos de diferenciais para continuar à frente.
A contribuição da supervisora das Escolas Notre Dame, Irmã Adelia Dannus, fecha com todo trabalhado realizado até aqui: "A excelência é indispensável. A criatividade não é mais suficiente. Este momento (Jornada Pedagógica) é a nossa antecipação frente às mudanças que a sociedade vive.". ( Texto do site da Escola Maria Auxiliadora).