terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto: Era uma vez...


 
A literatura infantil surgiu somente no século 17, com a descoberta da prensa. As histórias infantis e os contos populares, no entanto, existem desde que o ser humano adquiriu a fala. Há notícias de histórias antigas na África, na Índia, na China, no Japão e no Oriente Médio como a coleção de contos árabes As Mil e Uma Noites. "A fantasia é um mecanismo inventado pelo homem na era medieval para superar as dificuldades da vida real", conta Katia Canton, especialista em contos de fadas pela Universidade de Nova York.

              Algumas histórias tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos e apresentam soluções para problemas universais. "É o caso de O Pequeno Polegar. O personagem representa o desejo de vingança do mais fraco contra o mais forte", afirma Lilian. Os pequenos se identificam com os heróis e experimentam diversas emoções. Que criança não fica com medo ao imaginar o Lobo Mau devorando a Vovozinha? Ou odeia a bruxa quando ela prende Rapunzel na torre? 

             Para a escritora Ana Maria Machado, os contos de fadas pertencem ao gênero literário mais rico do imaginário popular. "Essas histórias funcionam como válvula de escape e permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais feliz dessa experiência." 

                É fácil reconhecer um conto de fadas. Animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como a introdução "era uma vez". As narrativas se passam em um lugar distante  "muito longe daqui"  e têm personagens com nomes comuns ou apelidos, como João e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a memorização e tornam a narrativa apropriada à oralidade. "No conto maravilhoso, o leitor é transportado para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro. Essa é a magia da fantasia"
Projeto:  Era uma vez...
             Os contos de fadas são conhecidos pelas crianças desde muito pequenas, pois são contados por seus familiares e professores na sua caminhada escolar. Por ser apresentado de forma lúdica, fascinam e encantam as crianças possibilitando uma maior aproximação com a história e personagens.
             A Professora Veridiana Timm desenvolveu o Projeto: Era uma vez...,com seus alunos da Turma 131, onde eles leram clássicos da literatura infantil, prepararam um teatro e apresentaram as demais turmas da escola.
Objetivos do Projeto:
  • Conhecer e compreender contos de fadas;
  • Incentivar o trabalho em equipe;
  • promover o hábito de leitura;
  • estimular a criatividade.
Problematização:
Para você o que são contos de fada?
Sabemos que nem todos os contos de fadas tem fadas? Então, por que são chamados assim?
Atividades Desenvolvidas:
Produção e expressão oral, relato pessoal, conversas formais e informais, estartégias de leitura, leitura compartilhada de textos narrativos, escrita convencional e não convencional, produção etxtual, gráficos, teatro, desenho, escrita, filmes,etc.